PERDIDOS NO MAR

Primeiro Filme


“Sempre haverá "uma hora mais conveniente" para respondermos ao chamado de Deus do que agora. Mas esta "hora mais conveniente" nunca chegará.”


Daniel Kolenda

Perdidos no Mar

Se não compreendermos, ou tentarmos compreender, o desespero e a gravidade de se estar perdido, nunca teremos nenhum efeito nos perdidos. Deus possui recursos infinitos à sua disposição para fazer a mensagem de salvação conhecida. Ele poderia escrever no céu, fazer com que todos escutassem Sua voz ao mesmo tempo ou enviar anjos a cada grupo de pessoas no mundo. Entretanto, ele faz seu apelo através de nós.


O filme 1 (“Perdidos no Mar”) é uma alegoria dos dias modernos apresentados com uma tempestade como pano de fundo de um conflito intenso. À medida que a história se desencadeia, observe os diferentes personagens, seus pontos de vista e a argumentação por trás de cada um deles.

ASSISTA AO FILME 1
COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO ABAIXO:

1. De que maneira esta história é desencadeada? Da maneira esperada? Houveram momentos que o surpreenderam? O que mais o incomodou ou perturbou neste filme?

De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus.
2 Coríntios 5:20

Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.
2 Coríntios 4:6-7

Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.
Colossenses 4:5-6

Eventos chaves e Diálogo

• A frustração da guarda costeira ao ver um navio repleto de botes salva-vidas recusar socorro.
• A reação das pessoas na cabine quando o membro da tripulação anuncia a urgência da operação resgate.
• A afirmação do chefe: Não haverá nenhuma operação “de resgate”... o motivo principal de estarmos dentro de um barco como este é que ele nos protege do que está do lado de fora.
• A conversa na cabine acerca de estudar o manual a respeito do uso apropriado dos procedimentos de um bote salva-vidas.

Pontos de referência

Romanos 10:14: Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?

1 Pedro 3:18: Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.

Filipenses 2:4: Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

A Igreja do nosso Senhor Jesus Cristo não é um barco de prazeres, mas um bote salva-vidas para a salvação de vidas!

2. Considere o conflito a bordo do navio à luz da seguinte escritura.

Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos. Mateus 18:12-14


3. Repense no desafio do homem na sombra (foto acima) falando com Jack, o jovem tripulante. Você, meu amigo, está prestes a entrar no vale da decisão. O que vem primeiro: As dependências de um navio ou seu propósito como um todo? Nosso propósito deveria ser bem claro … você está feliz em ir ou simplesmente em estudar sobre ir?” O que este misterioso personagem representa? Como suas perguntas relacionam-se com a igreja de hoje?

Compare as respostas obtidas durante o compartilhar do grupo com as situações descritas em Apocalipse 2-3:

A igreja em Éfeso:

Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança… porém, contra ti que abondonaste o teu primeiro amor.
Apocalipse 2:2,4

A igreja em Sardes:

Conheço as tuas obras, que tens nome de que vives e estás morto. Sê vigilante e consolida o resto que estava para morrer.
Apocalipse 3:1-2

A igreja em Filadélfia:

Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome.
Apocalipse 3:8

À igreja em Laodicéia:

Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca; pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma.
Apocalipse 3:16-17

4. Você reconhece nestes personagens abaixo algo que você já disse, fez ou pensou? O ponto de vista de qual deles mais reflete o seu?

Peça a todos os participantes do seu grupo que compartilhem com qual personagem mais se identificam no filme.

O evangelho NO mundo

Logo após a catástrofe do Tsunami de dezembro de 2004, o qual atingiu a costa do oceano Indico, o mundo agiu rapidamente. Uma semana após o desastre, aproximadamente R$ 5 bilhões em ajuda foi arrecadado mundialmente.

O evangelho em SEU mundo

Quem mais representou a salvação em sua vida? Lembre de detalhes específicos acerca destas ocasiões. Pense também acerca das vezes em que você respondeu a outros desta maneira. Você pesou o custo (Lucas 14:28) antes de agir? Como você sentiu-se após tal experiência? Nesta semana, observe aqueles que são seguidores de Jesus e aqueles que não são. O que seria necessário para que estes se tornem seguidores de Jesus Cristo?

Pensando nas perguntas acima, reflita durante esta semana acerca de suas respostas. Na próxima reunião vamos explorar a mensagem incomparável de Deus e nosso papel como mensageiros do Seu amor.

Esta é uma tentativa de transferir o que foi discutido para o contexto pessoal de cada um em seu grupo/célula. É importante que, semanalmente, todos pratiquem algo que se relacione com cada discussão. Poderá ser uma tarefa ou simplesmente um encorajamento para que todos exercitem alguma parte do assunto discutido. Isso é uma boa maneira de começar o debate da próxima semana. Um início impactante e um encerramento significativo torna a reunião perfeita.

Oração de encerramento



BAIXAR ESTUDO EM PDF

PRÓXIMO

Compre agora sua série!

Disponível em dois formatos: Download ou Pencard. Escolha a opção de sua preferência. Ambos já vem com um livro contendo 8 estudos para pequenos grupos.

CLIQUE AQUI!