PRINCÍPIOS PARA O SUCESSO

Oitavo Filme


"Deus nos capacita de acordo com a tarefa que nos delega. O desejo de Deus é acender, nos próximos dias, um fogo no mundo todo que levará a uma explosão de pessoas no Céu. Ele nos convida a fazermos parte nisso. Não podemos ficar no meio campo."


Reinhard Bonnke

Valores Vitais para a Jornada

Aqui estão alguns princípios vitais necessários nesta jornada, os quais estão debaixo do princípio mais importante de todos: o fogo do Espírito Santo. Como já disse um pastor: “Não precisamos de mais métodos evangelísticos. Precisamos de mais pessoas que simplesmente farão a vontade de Deus”. Permita que Deus risque o fósforo e incendeie o seu coração, mente e alma. Ele nos transformará na “luz do mundo” (Mateus 5:14) ao queimarmos ardentemente nas chamas dos Seus propósitos. Hoje, concluímos nossa discussão levando em conta princípios chaves para o sucesso.


Esta sessão tem como intuito ser tanto um resumo dos sete filmes já estudados, quanto um catalisador para o futuro. Apesar do fato de que este debate deveria fornecer um ar de encerramento, é mais importante que ele prepare-nos para entrarmos em uma nova era de evangelismo em nossas vidas.

Alguém disse que compartilhar o evangelho é igual a um mendigo falando para outro onde encontrar o pão. Ainda que Efésios 4:11 afirma que alguns tem o dom específico de evangelista, todos os cristãos são instruídos a serem mensageiros das Boas Novas:

Antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós, fazendo-o, todavia, com mansidão e temor.
1 Pedro 3:15

Aproveite esta sessão como uma revisão, bem como um tempo para comissionar os participantes a serem mensageiros de Deus dentro de sua esfera de influência.

ASSISTA AO FILME 8
COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO ABAIXO:

Pergunta para bate-papo: De que maneira suas perspectivas mudaram durante esta jornada que trilhamos juntos?

O formato do filme 8 é diferente dos filmes anteriores. Depois de compartilhar estes 8 princípios, Reinhard Bonnke apresenta uma pequena mensagem especial para todos. Após a mensagem, ele fará uma oração exclusiva de chamamento (talvez nessa hora alguns queiram ajoelhar-se). Logo depois, a música continuará por mais 1-2 minutos, tempo que pode ser usado para continuarem meditando. Quando o solista terminar de cantar “Ao contemplar a rude Cruz”, o vídeo estará quase terminando. Fique à vontade se quiser parar o vídeo antes que este retorne ao menu principal. Sugerimos que o grupo seja conduzido em oração neste exato momento.

Princípios

1. Reivindique as promessas de Deus:







Faça assim como os apóstolos e receba o mesmo que eles receberam.

Porque quantas são as promessas de Deus, tantas tem nele o sim; porquanto também por ele é o amém para a glória de Deus, por nosso intermédio. Mas aquele que nos confirma convosco em Cristo e nos ungiu é Deus; que também nos selou e nos deu o penhor do Espírito em nosso coração.
2 Coríntios 1:20-22

2. Deus está contigo:







...e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!
Mateus 28:20

Por que implorar para que Deus faça o que já disse que faria? Isso não depende de nós; Deus é fiel.

3. Ousadia:







A ousadia é uma qualidade da retidão.

Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.
Salmo 56:3
Agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra.

Atos 4:29

4. Medite na Palavra de Deus:







Tão somente sê forte e mui corajoso para teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem sucedido por onde quer que andares.
Josué 1:7

Há uma diferença entre conhecer a Bíblia e deixar que ela fale conosco.

5. Ação:







Igrejas que agem, crescem.

Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação.
2 Coríntios 6:2


6. Sabedoria:







Nossa conduta é importante. As pequenas coisas fazem a diferença. As pessoas se desanimam com facilidade quando somos bombásticos, egoístas, críticos, arrogantes ou pomposos.

7. Perseverança:







Perseverar nas tribulações glorifica a Deus.
Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus; na muita paciência, nas aflições, nas privações, nas angústias, nos açoites, nas prisões, nos tumultos, nos trabalhos, nas vigílias, nos jejuns, na pureza, no saber, na longanimidade, na bondade, no Espírito Santo, no amor não fingido, na palavra da verdade, no poder de Deus, pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas; por honra e por desonra, por infâmia e por boa fama, como enganadores e sendo verdadeiros; como desconhecidos e, entretanto, bem conhecidos; como se estivéssemos morrendo e, contudo, eis que vivemos; como castigados, porém não mortos; entristecidos, mas sempre alegres; pobres, mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.
2 Coríntios 6:4-10

A perseverança é ativa. Ela se recusa a temer.
Senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.
Atos 20:23

O lavrador que olha para trás lavra uma fenda deformada.

8. Grandeza:







Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.
1 Coríntios 4:20

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
Mateus 28:19-20

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.
Atos 1:8

Imagine...

Pessoas comuns realizando coisas extraordinárias: Diariamente, cristãos se ardendo em compaixão pelos perdidos, colocando seus corações na maior seara de almas jamais vista. Este é o tempo. A colheita está esperando. E somos tudo o que Deus tem para realizar a Sua obra!

A mensagem de Reinhard a nós

Oração de comissão feita por Reinhard (sugerida que todos fiquem de joelhos).

PODE DAR UMA PAUSA NO FILME NESSE INSTANTE: O facilitador pode orar quando o FILME acabar.

Debate aberto/compartilhar

Oração em grupo sugerida

Sobre o Batismo no Espírito Santo

A Bíblia não lida com problemas e explicações. Ela corta um nó impossível de desatarse com a espada da experiência. O batismo no Espírito é real. Em um ritual sacramental, o sacerdote pode anunciar que um candidato recebeu o Espírito Santo; porém, não é bem como com o vento, fogo e línguas de Atos capítulo 2!



No início do século passado, quando os primeiros cristãos batizados no Espírito entraram em cena, sofrendo oposição, uma nova teoria foi criada: que toda a igreja foi batizada no Espírito no dia de Pentecostes... de uma vez por todas e para sempre. Aquela teoria de “batismo” nunca foi uma realidade chamejante na vida de ninguém. Nos tempos bíblicos, discípulos continuaram a ser batizados no Espírito após o Pentecostes – em Samaria, Éfeso e Cesaréia.

O batismo no Espírito Santo é uma imersão no Espírito. Uma vez que o Espírito é o poder operante de Deus, deveria ser notável se fomos imersos n´Ele! É necessário ter uma fé considerável para acreditar que alguém pode receber uma benção sem sentir nada e sem deixar nenhum resultado visível. Entretanto, esta doutrina é sustentada por muitos, de que recebemos tudo ao aceitarmos a Jesus; mas ainda há um pacote espiritual abrangente que é recebido de uma vez por todas. O problema é o como ou o porquê desta Terceira Pessoa, entrar em cena posteriormente. Isto é exatamente o que acontece, e nossa teologia tem que se encaixar neste fato.

O batismo no Espírito Santo identifica Jesus. João Batista foi enviado para anunciar Aquele que havia de Vir, mas ninguém entendia de quem João estava falando. Ele teve que descrevê-lo ou as pessoas não seriam capazes de reconhecê-Lo. Ele disse: é Aquele sobre quem vires descer e pousar o Espírito Santo (João 1:33). Um aspecto distinto d´Ele seria de que batizaria no Espírito. Isso não distingue mais ninguém. Só Jesus é Aquele que batiza no Espírito Santo e com fogo. Ninguém mais pode realizar, dar ou transmitir isso. Esse é um direito e prerrogativa do próprio Deus. O motivo é que o batismo não é simplesmente um poder que recebemos, mas o próprio Deus, o Espírito Santo. Ninguém pode dar Deus como se ele fosse uma commodity.

Aquele que batiza no Espírito: Jesus! Se a igreja prega a Cristo um pouco que seja, esse é quem Ele é, eternamente. Um Jesus que não batiza no Espírito Santo e com fogo não é verdadeiramente o Jesus da Bíblia. Ninguém tem o direito de pregar outro Cristo a não ser o Cristo da Bíblia que batiza no Espírito Santo e que é o mesmo ontem, hoje e para todo sempre (Hebreus 13:8). Ele é o Deus fiel, sempre fiel a si mesmo, a nós e à Sua promessa.

Há somente uma explicação de que Ele está cumprindo Sua Palavra: o batismo no Espírito Santo. Não existe argumento contra isso. Está acontecendo. Nós mesmos somos testemunhas, evidências de Jesus, dizendo: “Ele me salvou, batizou e curou! Ele está comigo.”

Os apóstolos que foram arrastados diante de autoridades arrogantes, carregavam o selo do Espírito Santo. O testemunho inabalável e confiante deles deixava a todos pasmos. O Espírito não é somente uma tempestade repentina na alma dos crentes, mas pode ser vista na linguagem corporal: personalidade, caminhar, voz, olhos, no fruto do Espírito, atitudes que as pessoas nunca imaginaram ver em si mesmos. Nada é mais perturbador do que uma posição colocada por um Santo João Ninguém.

Jesus pretende que seus discípulos sejam testemunhas e não controversialistas. Eles devem ser testemunhas da Sua ressurreição. Esta mensagem era vital, transformadora e vivificante. Apresentada casualmente, numa boa, de um modo “creia se quiser”, não causaria nenhum efeito. Teria que ser pregada como um fato glorioso e vital, por pessoas apaixonadas; não sem paixão, mas por uma testemunha, obviamente eletrocutada por aquilo que está anunciando, exemplos daquilo que pregam… vivificados de verdade! Disse Jesus a eles: não saiam de Jerusalém, mas esperem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Mas vós series batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias. Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas. (Atos 1:4-5,8) Jesus deu grande importância àquele alguém, ao Espírito Santo.

O que o Espírito do Senhor faria neles os transformariam em tochas. Ele seria, e continua sendo, a chave para um testemunho efetivo. Disse Jesus: Sem mim, nada podeis fazer (João 15:5); devemos permanecer na videira, recebendo dele a vida. A vida do Espírito é o segredo dos novos discípulos. Podemos até fazer muito sem o Espírito Santo, porém nada que tenha um efeito duradouro. Esta é a medida de importância da vinda do Espírito Santo.

Não se apartem de Jerusalém, mas esperem pela promessa do Pai (Atos 1:4). Cristo ascendeu ao céu e pediu ao Pai que cumprisse a promessa, o envio do Espírito Santo e, dentro de 10 dias, Ele veio. O Espírito não veio em silêncio. Ele anunciou sua chegada por intermédio de 120 pessoas. Ele fez isso acontecer através dos cristãos que estavam reunidos com línguas e profecia. Para os discípulos e apóstolos esse era o seu melhor dia. O Espírito Santo é o Espírito de amor do Pai e do Filho: Porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado (Romanos 5:5). Aquele amor começou a mover nos crentes e a operar através deles. Eles se tornaram aquilo que o Espírito fez deles. Este batismo era para eles como indivíduos, e não “para toda a igreja.” Outros, assim como a casa de Cornélio, receberam o Espírito para si mesmos. Nenhuma palavra no Novo Testamento sugere que não precisamos do que os apóstolos tinham ou que o que eles tinham era só para eles. Pelo contrário, a mensagem de Pedro foi bem clara: E recebereis o dom do Espírito Santo. Pois para vós outros é a promessa, para vossos filhos e para todos os que ainda estão longe (Atos 2:38-39).

Os discípulos precisavam ser revestidos e pregar o evangelho com o Espírito Santo e com a manifestação do Todo-Poderoso. Somos melhores do que eles, capazes de realizar a obra de Deus sem o revestimento que eles tinham? Certamente precisamos de tudo o que Deus pode nos dar, e o mundo precisa de pessoas capacitadas assim.

Hoje, mais ou menos meio bilhão de pessoas na terra sabe disso e milhões desfrutam dessa benção. É incrível perceber que Jesus em fato deixou este mundo para que o Espírito Santo pudesse vir. Porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros (João 16:7). A vinda dele para nós é um mistério, mas é real.

Após a ressurreição, os discípulos, abalados e amedrontados, escondendo-se de medo do que poderia acontecer com eles, certamente precisavam daquele batismo e de serem revestidos de poder… assim como nós precisamos! E Deus nos dará o que precisamos: E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades (Filipenses 4:19). Não há mudança no mundo que possa fazer o poder do Espírito desnecessário. Não temos alternativa para o poder do Espírito… não temos métodos, modos, estratégias ou abordagens. A obra tem que ser do Espírito. O mundo ainda precisa ser salvo, ainda precisa ser convicto, o que é literalmente impossível sem o Espírito Santo.


O Espírito Santo não é um sentimento de maravilha pairando sobre um velho território de religiosidade. Se o Espírito há de ser manifesto, deve ser através de pessoas cheias do Espírito. A mensagem aos cristãos é: Enchei-vos do Espírito (Efésios 5:18). Nunca seríamos ordenados sermos cheios do Espírito se nós pudéssemos viver sem sermos cheios. Jesus disse que deveríamos pedir, buscar e bater, pois Deus dá o Espírito àqueles que o pedem (Lucas 11:9-13). Isso não significa pedir casualmente, mas estar aberto para Deus a todo tempo: pessoas que sempre pedem, buscam e batem. Deus notará aqueles que estão prontos para a benção. Ele nos deu a Sua Palavra e devemos compreender Sua promessa.

Para que sejamos cheios, devemos fazer o que Jesus disse: Pedir! Isso não quer dizer fazer um pedido de qualquer jeito; pedir, bater e buscar é um estilo de vida. O Espírito Santo vem quando Ele quer àqueles que estão prontos. Não obtemos o Espírito Santo como refrigerante de uma máquina … apertamos o botão e ali está. Por outro lado, Ele não quer que tenhamos que pedir eternamente, sempre pedindo e nunca encontrando. O que busca encontra (Lucas 11:10) e eles sabem quando encontraram aquilo que buscavam. O batismo do Espírito Santo é recebido por fé, mas a evidência são os sinais que seguem.

Todos os que recebem o Espírito Santo falam em línguas? A resposta geral é um “sim” bem firme, ou deveria ser, se tudo neste mundo fosse perfeito, Deus não tem regras. Ele faz o que pode fazer, conforme a nossa fé. Dizer que as pessoas são batizadas sem falarem em línguas não estaria em total acordo com o Novo Testamento, pois cada episódio mostra claramente que todos falaram em línguas. Se as pessoas absorveram medos relacionados com as línguas, tiveram ensinamentos confusos ou qualquer outra razão no subconsciente das pessoas, o Espírito pode ser apagado, impedindo que Ele faça tudo o que normalmente faria, ou seja, dar os sinais. Alguns tem fé para receber o Espírito Santo, mas não as línguas e, então, recebem conforme sua fé. A pergunta crucial para estas pessoas é: como eles sabem que foram cheios do Espírito Santo sem ter a evidência de poderem falar em outras línguas? É vital sabermos que somos batizados no Espírito se vamos sair para enfrentar o desafio de um mundo sem Deus.

Com este conhecimento podemos ousar avançar sabendo que Ele está conosco. Os discípulos tinham esta certeza. Podemos viver sem isso? Eles sabiam que o Espírito estava com eles e, portanto: E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam (Marcos 16:20). O ministério do Espírito Santo é confirmado por sinais, se crermos. Falar em línguas não nos é concedido ao tentarmos. Você não “aprende” como falar em línguas. Não existe uma técnica, método ou até ministério. O Espírito não nos é outorgado pela vontade de homens, mas é um ato soberano de Deus. O dom não é um talento, mas o próprio Deus, o Espírito; não um poder ou fogo, mas Ele mesmo. Ele é maravilhoso demais para lidarmos com Ele como se fosse um plástico, desprezado por uma arrogância irrefletida. Entretanto, podemos ajudar uns aos outros em oração e por meio de imposição de mãos … como fizeram os discípulos em Samaria e Paulo em Éfeso. A nossa atitude deve ser a de estarmos preparados e sermos humildes. Esta foi a lição de Pedro na casa de Cornélio: enquanto ele ainda estava falando, o Espírito desceu sobre todos os que ali estavam.

Se há cristãos em sua igreja ou grupo familiar que ainda não foram batizados no Espírito Santo, eu gostaria de encorajá-lo e desafiá-lo a, uma vez que você assistiu ao filme 8, orarem juntos e uns pelos outros para receberem o batismo no Espírito Santo. Não se acanhem a imporem as mãos uns sobre os outros.

Lembrem-se de que não é simplesmente um poder que entra em nossas vidas, mas o Todo-Poderoso na pessoa do Espírito Santo. Renda-se a Ele, novamente, em oração e espere Deus cumprir Sua promessa. O fogo ainda cai hoje como aconteceu com os crentes em Atos 2. Ainda é a vontade do Pai hoje que línguas de fogo repouse sobre a cabeça de cada cristão nascido de novo.

Que Deus lhe abençoe!

Oração de recebimento do Espírito Santo e encerramento


BAIXAR ESTUDO EM PDF

ANTERIOR

Compre agora sua série!

Disponível em dois formatos: Download ou Pencard. Escolha a opção de sua preferência. Ambos já vem com um livro contendo 8 estudos para pequenos grupos.

CLIQUE AQUI!