COMO EU APRENDI A TER FÉ

Quarto Filme


"A chave para vencer o medo é a fé: confiar no Senhor e agir de acordo com o que você crê. Uma fé grandiosa não é um privilégio para uma elite espiritual. Desde os tempos bíblicos, Deus tem capacitado aqueles que colocarão a Sua palavra em ação como fruto de uma simples obediência."


Reinhard Bonnke

Como Vencer o Medo

Talvez o maior empecilho a uma expressão ativa da nossa fé seja o medo. Quando a nossa fé é pequena, é fácil deixar com que o medo a torne inútil. À medida que conhecemos mais a constante presença e provisão de Deus, somos livres de tal escravidão e podemos buscar livremente as iniciativas de Deus. Vamos ver a fundo como podemos vencer o medo no nome de Jesus.


Os discípulos de Jesus foram testemunhas oculares de Jesus ao curar os enfermos, ressuscitar os mortos, alimentar milhares e manifestar sua autoridade de diversas outras maneiras. Apesar disso tudo, a fé deles, por vezes, parecia enfraquecer-se.

Durante uma tempestade implacável: Os discípulos vieram acordá-lo, clamando: Senhor, salva-nos! Estamos perecendo! Perguntou-lhes, então, Jesus: Por que sois tímidos, homens de pequena fé?… E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?
Mateus 8:25-27

2.000 anos depois, enfrentamos o desafio de crer em Cristo sem termos tido a oportunidade de caminharmos ao Seu lado enquanto Ele viajava por todo lado. Jesus reconheceu que talvez isso fosse um grande desafio. Então Jesus lhes disse: Porque me viste, creste? Bem aventurados os que não viram e creram. (João 20:29)

Hoje estudaremos a fundo como fortalecer a nossa fé perante o medo.

ASSISTA AO FILME 4
COMO INTRODUÇÃO AO ESTUDO ABAIXO:

1. Quando Reinhard estava no seminário, foi lhe dito: “Se você aprender a confiar em Deus nesta escola, poderá confiar nele em qualquer lugar do mundo”. Quais seriam estes lugares onde você aprendeu a confiar em Deus? Que tipo de situações você enfrentou?

Por todo o Novo Testamento, lemos sobre situações em que a fé dos seguidores foi aprofundada devido a eventos em suas vidas.

Pois a vossa fé cresce sobremaneira, e o vosso mútuo amor de uns para com os outros vai aumentando, a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais.
2 Tessalonicenses 1:3-4

Porque muito desejo ver-vos, a fim de repartir convosco algum dom espiritual, para que sejais confirmados, isto é, para que, em vossa companhia, reciprocamente nos confortemos por intermédio da fé mútua, vossa e minha.
Romanos 1:11-12

Pontos de Referência

1 Coríntios 2:4-5
A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana e sim no poder de Deus.

Deuteronômio 5:32
Não se desviem, nem para a direita, nem para a esquerda.

Romanos 10:17
A fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Romanos 1:17
O justo viverá por fé.

Afirmações chaves feitas por Reinhard

• Fé é a vitória – a fé que vem da Palavra de Deus. Os cristãos sempre quiseram alcançar uma fé grandiosa. Apesar de buscarem tamanha fé, Jesus lhes apresentou a menor coisa que eles conheciam.
• Quanto maior for a nossa resistência e desobediência à Palavra de Deus, menor o poder operacional de Deus.
• O cristianismo ou é uma religião de poder ou não é nada.

2. Reinhard afirma: “A fé vinculada ao ‘ver’ requer que continuemos ‘vendo’ para alimentá-la. A fé ligada ao ver se esvanece rapidamente. Vivemos por fé e não por vista”. Discuta a diferença entre a fé vinculada ao ver (passiva) e a fé vinculada à ação (obediência).

3. Em Marcos 5:36, Jesus diz: Não temas, crê somente. Como isso é evidenciado em sua igreja ou na sua comunidade cristã? Você seria capaz de identificar uma contínua tensão entre o medo e a fé em sua vida?

A frase mais usada na Bíblia é: não temas (não tenha medo), aparecendo mais de 360 vezes. Em muitas ocasiões, é usada como prelúdio de um ato significativo de Deus:

• Josué, antes de atacar várias nações em Canaã (Josué 8:1,10:8,11:6).
• Josafá antes da batalha contra Moabe e Amom (2 Crônicas 20:15).
• Maria, antes de ficar grávida (Lucas 1:30).
• José, ao saber da gravidez de Maria (Mateus 1:20).
• Paulo, quando encorajado a pregar aos Coríntios (Atos 18:9).

Quando você teve que vencer o medo para tomar um importante passo de fé?


4. A maior parte dos ensinamentos nesta sessão está centrada na analogia do fusível. Somos relembrados do fato de que “não somos geradores de energia, mas sim condutores” do poder de Deus e que, “quanto maior for a nossa resistência e desobediência à Palavra, menor será o poder operante de Deus.” Qual é a sua reação a estas afirmações? O que queima o “fusível da fé” em sua vida?

Porque o Reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.
1 Coríntios 4:20

Por vezes, pensamos que é nossa responsabilidade fazer algo para Deus. O foco muda de “o que Deus vai fazer?“ para “o que eu posso fazer?” Sozinhos, talvez sintamos que é um pouco demais. Entretanto, Deus nos dá suas promessas para nos preparar:

Ele [Deus] faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
Isaías 40:29

Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.
2 Timóteo 1:7

Alguns talvez tenham a tendência de depender de sua própria força ao invés de humildemente pedir ajuda à Deus.

Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorifi cado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos.
João 15:5-8

O que Deus me revestiu de força e aperfeiçoou o meu caminho, Ele deu a meus pés a ligeireza das corças e me firmou nas minhas alturas.
Salmos 18:32-33

O evangelho NO mundo

Aproximadamente dois terços da população do Quênia (34 milhões de pessoas) é cristã. Nos últimos 30 anos, o cristianismo explodiu em toda a África com um aumento de 100 milhões de seguidores para mais de 400 milhões.

O evangelho em SEU mundo

Leve em consideração a seguinte afirmação: “A fé transfere o poder de Deus para onde for necessário”. Pensando nesta próxima semana, aonde você precisará de tal poder? Na próxima reunião, esteja preparado para falar sobre como você testemunhou em seu trabalho.

Em grupo, leiam o parágrafo acima em voz alta e lembrem-se de separar tempo esta semana para pensarem em como responder a esta pergunta.

Qualquer um pode crer em Deus quando Ele já está operando. Uma fé verdadeira age quando parece que Deus não está movendo.

Oração de encerramento


BAIXAR ESTUDO EM PDF

ANTERIOR        PRÓXIMO

Compre agora sua série!

Disponível em dois formatos: Download ou Pencard. Escolha a opção de sua preferência. Ambos já vem com um livro contendo 8 estudos para pequenos grupos.

CLIQUE AQUI!