Deutsch English Français 华语 Português

Saqueando o Inferno
para povoar o Céu …

A história da organização missionáriaChrist for all Nations (CfaN) – Cristo para todas as Nações


Uma África lavada pelo sangue – um continente lavado no sangue de Jesus Cristo! Esta foi a visão que Deus deu ao Evangelista Reinhard Bonnke 40 anos atrás. Desde esse dia, ele tem sido movido pelo ardente desejo de ganhar a África para Jesus Cristo.
A salvação de um continente está se tornando realidade – “não pela força, nem pela violência, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor.”

1974 – A África
será salva!

O “Christ for all Nations” (CfaN), ou “Cristo para todas as Nações”, foi fundada pelo Evangelista Reinhard Bonnke em 1974 depois de passar vários anos trabalhando como um simples missionário na África. O seu ardente desejo de ver as nações salvas cresceu com uma série de visões em que ele viu todo o continente da África lavado no sangue de Jesus e ouviu a voz do Espírito Santo em seu coração, sussurrando “A África será salva!”, vez após vez. O resultado disso foi que ele deu um passo de fé com uma equipe muito pequena e iniciou este ministério evangelístico para alcançar o Continente Africano –
“da Cidade do Cabo até o Cairo.”

1974 – O Início

Enquanto estava de mudança para Joanesburgo (África do Sul) em 1974 para ter como foco maior o evangelismo, depois de pedir demissão de sua posição como missionário na Junta Missionária em que havia trabalhado desde 1968, o Evangelista Bonnke passou de carro por uma grande casa de fazenda abandonada, e, nesse momento, o Espírito Santo disse: “Esta é a sua nova sede.”

O mato havia crescido e o lugar estava abandonado, mas adequava-se às suas necessidades. Sem nenhum dinheiro nas mãos, o Evangelista Bonnke foi falar com os proprietários e fez uma oferta. Eles aceitaram, e o Evangelista Bonnke logo recebeu dinheiro suficiente para fechar o negócio. A casa de fazenda reformada tornou-se a nova sede da CfaN.

O “Christ for all Nations” foi fundado lá na cidade Witfield, África do Sul, em 6 de dezembro de 1974.

Leia mais

Leia a história de como o Evagelista Bonnke e a sua esposa Anni fundaram a CfaN para acomodarem a visão de uma África lavada pelo sangue.

1975 – Mais do que formada … Lançada no fogo!

Em 1975, o Espírito Santo direcionou o Evangelista Bonnke a ir à capital de Botsuana, Gaborone, para fazer uma grande campanha num estádio com capacidade para 10.000 pessoas. Mas na primeira noite não mais que 100 pessoas estavam presentes …

No entanto, a primeira campanha evangelística em massa em Gaborone tornou-se o protótipo de todas as futuras campanhas da CfaN.

A Campanha de Gaborone

Leia a surpreendente história da Campanha de Gaborone

1978 – A “Tenda Amarela”

As reuniões evangelísticas da CfaN eram frequentemente prejudicadas pelo clima africano ruim. Desde 1974 o Evangelista Reinhard Bonnke e a sua equipe fizeram reuniões evangelísticas no sul da África numa pequena tenda que abrigava cerca de 800 pessoas, mas essa tenda logo ficou pequena demais para os vastos números de pessoas que queriam comparecer às reuniões. Algo tinha que ser feito! A CfaN precisava de uma tenda maior – grande o suficiente para 10.000 pessoas.

Mais sobre a Tenda Amarela

1984 – A “Tenda Grande”

Logo a “Tenda Amarela” também ficou pequena demais para as multidões que se conglomeravam para as reuniões. Nos anos seguintes ficava cada vez mais óbvio que era necessária uma tenda maior ainda, à medida que o Senhor expandia a visão ainda mais: “O dia da foice já acabou. É dia da colheitadeira!”

A Tenda Grande

Leia mais sobre a maior construção transportável do mundo

1986 – A Conferência de Fogo em Harare

A primeira Conferência de Fogo foi realizada em Harare, Zimbábue, e mais de 4.000 representantes de 41 países africanos participaram deste evento de uma semana de duração. Na parte posterior do palco, um enorme globo com uma bandeira relembrava as pessoas a razão de estarem ali e era uma clara expressão da visão da CfaN: “A África será salva!”

A Primeiríssima Conferência de Fogo

1987 – As Conferências de Fogo

O poderoso agir de Deus na África também inspirou a fé por uma renovação espiritual em outras partes do mundo. Dirigida pelo Espírito Santo, a CfaN também começou a organizar Conferências de Fogo com o objetivo de motivar os cristãos do ocidente com relação ao evangelismo. A primeira destas conferências foi realizada em Frankfurt, Alemanha, em 1987; um ano mais tarde o local do evento foi Birmingham, Inglaterra, e então Lisboa, a Capital Portuguesa, em 1990.

Todas essas conferências têm tido um impacto duradouro além das fronteiras nacionais. Desde esse dia dezenas de Conferências de Fogo têm sido realizadas em diferentes países de todos os continentes.

Conferências de Fogo Internacionais

1990 – Sob Um Céu Aberto

Durante a década de 1980, a equipe da CfaN estava gradativamente avançando para o norte, da África do Sul para o restante do vasto continente e, vez após vez, as reuniões pareciam explodir em seu tamanho. O Evangelista Bonnke desistiu de pregar em tendas e, a maioria das campanhas, desde então, têm sido feitas em grandes espaços ao ar livre.

A campanha da CfaN de 1990 em Kaduna, Nigéria, atraiu uma multidão de 500.000 pessoas ávidas em ouvirem o Evangelho.

As reuniões da CfaN foram concluídas com um total de 1.670.000 pessoas presentes. A CfaN nunca havia visto uma campanha maior do que esta em sua história até então.

Nesta única campanha na Nigéria, o Evangelista Bonnke e a sua equipe pregaram a mais pessoas do que em todo o ano de 1987 – apenas três anos antes!

1991 – Agora Que Você Está Salvo

O “Agora que você está salvo” é o livreto de acompanhamento usado em todas as campanhas. Mais de 90 milhões de cópias já foram impressas e publicadas em mais de 50 países.

O Sistema de Acompanhamento da CfaN

1994 – De Menos a Mais

Em 1992 Deus deu ao Evangelista Reinhard Bonnke uma outra tarefa – alcançar outras partes do mundo com o Evangelho. Esse foi o início do projeto “De Menos a Mais”, cuja meta era alcançar as pessoas que não frequentavam uma igreja no Ocidente com o Evangelho, na forma de um livreto missionário, que foi entregue pelo correio diretamente às suas casas.

No total, 93 milhões de cópias deste livreto já foram impressas em todo o mundo.

O projeto “De Menos a Mais”

1987 - 1999

Nos 13 anos de 1987 até o final de 1999, mais de 42 milhões de pessoas estiveram presentes nas Grandes Campanhas Evangelísticas da CfaN. Dez milhões delas tomaram uma decisão por Jesus Cristo e foram incluídas nos programas de acompanhamento dirigidos pelas comunidades de igrejas locais. A salvação de um continente estava se tornando realidade.

1999 – O Início do Grande Derramamento Nigeriano

Em novembro de 1999, foi como se Deus estivesse “mudando a marcha do carro para uma velocidade mais alta”. Devido à situação política, desde o início da Década de 1990 todas as atividades missionárias haviam sido proibidas na Nigéria, o país mais densamente povoado da África.

Quando o poder mudou de mãos e o evangelismo foi permitido novamente, o Evangelista Reinhard Bonnke e a sua equipe começaram imediatamente a planejar várias campanhas na Nigéria – lar de quase um quarto da população da África – numa tentativa de compensar os mais de oito anos em que o país estava fechado para a CfaN.

1999 – Um Excelente Aniversário de 25 Anos!

Exatamente 25 anos depois do início do ministério em 6 de dezembro de 1974, de 7 a 12 de dezembro de 1999, 525.000 pessoas compareceram em uma única reunião em Port Harcourt, Nigéria. Nos seis dias desta Grande Campanha Evangelística da CfaN, mais de 2,1 milhões de pessoas vieram às reuniões, e mais de 1,1 milhão de pessoas aceitaram a Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Esse foi um aniversário realmente excelente!

2000 – O Ano da Cruzada do Milênio

Desde que a CfaN voltou à Nigéria em 1999, já houveram mais de 100 Campanhas Evangelísticas, principalmente em vilas e cidades nigerianas – uma parada evangelística verdadeiramente triunfal. Na primeiríssima campanha em Benin City, 500.000 pessoas compareceram numa só reunião e no decorrer do evento de seis dias foi contado um total de dois milhões de pessoas. Esta campanha foi seguida por outras em Port Harcourt, Calabar e Aba. Somente nessas quatro campanhas, 4 milhões de pessoas decidiram-se por Jesus.

No final de abril de 2000, o Evangelista Bonnke pregou a 210.000 pessoas em Cartum, a Capital do Sudão, cidade esta governada por muçulmanos. Durante a campanha de seis dias, mais de 130.000 pessoas, em sua maioria muçulmanos, decidiram-se por Jesus.

Cerca de seis milhões de pessoas compareceram à campanha de seis dias em Lagos, Nigéria, a oitava maior cidade do mundo. A reunião final em 12 de novembro de 2000 teve a presença de 1.600.000 pessoas. Foi como olhar para um enorme e agitado mar de pessoas. Foi a maior multidão da história do Christ for all Nations.

2000 – Mais de 1.600.000 Pessoas Compareceram à Reunião na Noite Final

Cerca de 200.000 conselheiros treinados entregaram um total de 3,9 milhões de livretos “Agora que você está salvo” aos que aceitaram o Evangelho e recolheram 3,4 milhões de cartões de decisão preenchidos.

Paralelamente à campanha, uma Conferência de Fogo foi realizada no Estádio Nacional de Lagos. Compareceram aproximadamente 80.000 pastores, evangelistas e obreiros de igrejas.

A próxima cruzada em Ibadan em 2001 – 3,9 milhões de pessoas em cinco dias, 1.300.000 pessoas na reunião final e 2,65 milhões de cartões de decisão preenchidos – foi a segunda maior campanha da CfaN até agora.

2003 – O Ano da Colheita Dobrada

Em 2003, a CfaN intensificou o seu trabalho evangelístico, quase dobrando o número de campanhas na Nigéria. Foi o ano da “colheita dobrada!”

Foram 10 tremendos derramamentos do amor e da graça de Deus sobre esta nação, e mais de 7,5 milhões de almas que abraçaram o poder salvador de Jesus Cristo. Deus demonstrou de forma maravilhosa o Seu poder de cura, a Sua libertação e a Sua unção unificadora entre as igrejas. A CfaN viu um total de 7.571.987 pessoas salvas neste ano de “colheita dobrada”.

2004 – A Série
de Filmes Full Flame

Nesta singular série de filmes com oito partes, o Evangelista Reinhard Bonnke revela os notáveis princípios que têm revolucionado a sua vida e ministério. Cada filme deixa ao espectador a encorajadora impressão: “Eu consigo fazer isso, também! Agora sei que as promessas de Deus são tão válidas para mim quanto para o Evangelista Reinhard Bonnke ou qualquer outra pessoa!”

A Série de Filmes Full Flame

2007 – Começa a Próxima Geração

Em 2007, um jovem evangelista veio à CfaN e começou a pregar antes do Evangelista Bonnke em algumas das campanhas. O Evangelista Bonnke comentou: “Vi este jovem pregando e percebi que tinha o coração de um evangelista.” O jovem, Daniel Kolenda, continuou pregando nas campanhas, e, nos anos subsequentes, começou a assumir um papel de mais destaque. O Evangelista Bonnke pregava em uma ou duas reuniões e o Daniel pregava nas outras reuniões, até que o Evangelista Bonnke posteriormente decidiu deixar algumas das campanhas inteiramente para o Daniel. As mesmas multidões que compareciam para o Evangelista Bonnke compareceram também para ouvirem o jovem Daniel. A colheita e as pessoas salvas continuavam.

Sobre o Evangelista Daniel Kolenda

2010 – Vivendo Uma Vida de Fogo

“Vivendo Uma Vida de Fogo,” a autobiografia escrita pelo Evangelista Reinhard Bonnke, é a incrível história de vida de um dos mais bem-sucedidos promovedores da mensagem cristã do mundo.

Ele frequentemente diz que passou de “zero para herói”, que é um retrato preciso do filho caçula de um pregador de um pequeno vilarejo do Norte da Alemanha.

O “fogo” deste título refere-se à contínua parceria e dependência do Evangelista Bonnke com relação ao Espírito Santo em toda a sua vida e ministério. Este livro não é uma apologia pentecostal, e sim um desafio aos cristãos de toda parte a abraçarem a mesma doutrina bíblica que o Evangelista Bonnke tem empregado com um sucesso impressionante.

Leia as primeiras e comoventes páginas de “Vivendo Uma Vida de Fogo.”

Primeira Página

2000 – 2014

Nos anos desde o início de 2000 até o final de 2014, um total de mais de 97 milhões de pessoas compareceram em mais de 100 campanhas, principalmente nos vilarejos e cidades da África Ocidental. Decisões por Jesus Cristo foram feitas por mais de 63 milhões de pessoas, documentadas através de um cartão de decisão pessoal.

2014 – A CfaN Hoje

Depois de alguns tremendos anos de salvação, cura, libertação e derramamento do Espírito Santo, a equipe, liderada pelo Evangelista Daniel Kolenda, está se lançando em muitos países novos da África em resposta a pedidos de ajuda das igrejas.

Tudo isso é solidamente sustentado pelo enorme sistema de acompanhamento que a CfaN usa para integrar os novos convertidos nas igrejas. Isto requer traduções, impressões e o envio de literatura de acompanhamento em várias línguas muitos meses antes dos eventos específicos.

O Evangelista Daniel Kolenda agora está servindo como Presidente e CEO do Christ for all Nations, e, sob a sua liderança, a CfaN está seguindo firmemente adiante com um compromisso de utilizar todas as tecnologias e oportunidades que Deus tem nos disponibilizado para a grande causa de ganharmos almas. O Evangelista Daniel está conduzindo a CfaN ao futuro com um poderoso envolvimento em nosso propósito principal... o evangelismo mundial estratégico, intencional e incansável.

Mais

2014 – As Campanhas Atuais

Qual é o “segredo” que torna a obra missionária da CfaN tão eficaz assim? As grandes campanhas evangelísticas na África são estrategicamente planejadas muitos meses antes e são realizadas com uma forte cooperação das comunidades e igrejas locais. O apoio vem de um amplo espectro de igrejas e comunidades cristãs, incluindo os luteranos, anglicanos, batistas, presbiterianos, metodistas, pentecostais, comunidades carismáticas e assim por diante. Várias centenas de comunidades e igrejas trabalham em até 16 diferentes grupos de trabalho e assim ficam cada vez mais unidas.

Mais sobre as Grandes Campanhas Evangelísticas

2015 – Você consegue ver o Dia da Colheita que está diante de você?

A chama de reavivamento está ardendo em todo o Hemisfério Sul, outrora chamado de Terceiro Mundo, e agora na Índia, China e Oceania. Cristo está andando a passos largos pela terra. Meras forças religiosas não apresentam nenhuma resitencia contra Ele. Ele é a nossa mensagem.

Os zombadores perguntam: “Por que a colheita africana não acontece na Europa ou nos Estados Unidos?”

Digo: “Por que não na Europa e nos Estados Unidos?” O solo nunca está endurecido demais. Durante dois séculos, a África não produziu uma colheita, muito embora os mais nobres dos servos de Deus houvessem semeado lá. O Continente Negro tornou-se o cemitério de obreiros cristãos, mais difícil do que os Estados Unidos ou a Europa hoje. Mas em nossa época, temos visto a maré mudando, como também tem mudado na América do Sul, e no Oriente. Se a maré pode mudar aí, também pode levantar-se como um grande tsunami para inundar os Estados Unidos e a Europa uma vez mais. Eu creio nisso. Ouse crer comigo!

“Porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”

Reinhard Bonnke

A História Continua

O que temos visto ao longo dos últimos 40 anos é algo absolutamente sem precedentes na história do mundo. E ao olharmos pra trás, nos regozijamos, não somente para relembrar os bons e velhos tempos, mas fortalecidos em nossa fé para continuarmos nos próximos anos.

O melhor ainda está por vir...

Muito obrigado por sua parceria!

Clique para doar

Sem a sua contribuição nada disso seria possível.

English Deutsch Français Čeština Languages